14/05/07

Parabéns a você!!!!!

"Dez anos a defender a natureza

A Vertigem - Associação para a Promoção do Património está a assinalar dez anos de vida com uma exposição retrospectiva do seu trabalho.“10 anos de educação ambiental” é o título da mostra, patente até à próxima terça-feira na delegação de Leiria do Instituto Português da Juventude.Rui Cordeiro, presidente da Vertigem, revela que na exposição os visitantes vão poder ver os trabalhos que há uma década a associação vem desenvolvendo, não apenas na região - destacando-se, sobretudo, a intervenção no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros -, mas também noutros locais do país.O responsável diz que nas várias acções que a Vertigem promoveu, como passeios pedestres, actividades de reciclagem, observação de aves e inventariação de habitats entre muitas outras, “o mais importante foi o envolvimento das pessoas na cidadania ambiental”. Um “ganho” que, ainda assim, não chega para salvar o ambiente, reconhece o responsável, satisfeito, contudo, por a população da região ter, de há uns anos a esta parte, comportamentos mais ecológicos. Neste caso sublinha, sobretudo, a reciclagem e o envolvimento da população mais jovem na separação dos resíduos sólidos urbanos. “São as crianças as responsáveis por levarem esta mensagem e por contribuírem na mudança de mentalidades”, afirma o ambientalista.Como nota má, Rui Cordeiro aponta a poluição das linhas de água decorrente dos despejos de suiniculturas. “É o lado pior”, assume Rui Cordeiro que, como prenda pelo 10º aniversário da Vertigem não pede mais que “outra consciência em relação aos fogos e outra política florestal”. O ambiente também agradece."
Queremos dár os nossos parabéns à Vertigem-APP, em especial ao seu presidente, pelo excelente trabalho que tem desenvolvido e desejamos que os próximos muitos e bons anos sejam repletos de magníficos projectos, como os que têm desenvolvido até aqui!!!

1 comentário:

a d´almeida nunes disse...

Venho aqui dar a informação de que um comentário feito por uma "tartaruga" deste blogue foi realçado como um contributo útil.
Quem assim concluiu e publicou foi o TAL&QUAL da semana passada.
Pode-se ver uma referência pormenorizada a este assunto no "dispersamente".
Quanto à associação "Vertigem" concordo plenamente com o conteúdo deste post. O meu primeiro contacto atento com esta associação ambientalista foi o "Atlas das Árvores de Leiria". Uma peça importantíssima que, por meu intermédio, penso eu, acabou por chegar ao "dias-com-arvores.blogspot.com" e nele é destacado com todas as honras.
Um abraço
António Nunes